terça-feira, 20 de março de 2012

Inspirada após assistir o Cqc de ontem sobre doação de sangue

Queridos queria compartilhar com vocês uma pequena revolta que tive ontem... Não sei se vocês viram mas o CQC fez 2 reportagens (semana passada e ontem), com deputados no Planalto convidando eles para doarem sangue. As reportagens foram muito boas. De extrema qualidade e muito útil para o público.

Porém na reportagem de ontem o deputado Jean Wyllys foi ao Hemocentro de Brasília doar sangue e o mesmo foi barrado da doação. As palavras dele para não poder doar foram as seguintes: "Não posso. Existe uma portaria do Ministério da Saúde que proíbe homossexuais de doarem sangue, mesmo tendo parceiro fixo, que não é o meu caso, não tenho parceiro fixo, mas eu tô dentro da categoria de homens que nos últimos 12 meses se relacionaram com outros homens."

Genteeeeeeeeeeee, fiquei revoltada... sou voluntária há 2 anos no HEMOPE e realmente sabemos que antigamente existia o preconceito contra o homossexual para doar sangue, mas hoje isso não mais existe, o que impossibilita uma pessoa seja homossexual ou hetero de doar é o fato de ter vários parceiros. Isso sim impede, pela segurança do sangue que vai ser doado para quem precisa. Para que seja possível a doação é preciso ter um parceiro fixo e ter todos os cuidados pelo período mínimo de 12 meses.

Se acessarem o Portal do Ministério da Saúde poderão ver lá explicíto a seguinte informação sobre um dos requisitos de quem não pode doar: "Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos." Em nenhum momento no Portal do Ministério da Saúde informa que homossexuais não podem doar sangue. Aqui o link com um resumo sobre as condições para doação de sangue que está no Portal da Saúde Doação de Sangue, e para que pessoas que querem criar um preconceito onde não existe, como fez ontem o Deputado Jean Wyllys, segue o link com a Lei atualizada em Maio de 2011 sobre a Hemoterapia: LEI No 10.205.

Não estou aqui em momento algum querendo defender Ministério da Saúde, ou acusar o Deputado, apenas seria bom se ele quando fosse retransmitir o que lhe foi dito na sala de entrevista do Hemocentro de Brasília realmente falasse como é de fato, e não como ele quer polemizar. Tenho um grande amigo que é homossexual, casado já há um tempo e começou a doar através de nossas campanhas, ele tinha medo de tentar doar sangue porque achava que não poderia pelo fato de ser homossexual, porém ele ficou extremamente feliz ao conseguir e do ano passado para cá ele já doou 2x, infelizmente agora vai ficar um tempo sem poder doar por ter feito uma cirurgia. Isso sim o impede de doar, não a opção sexual dele. Assim como tenho amigos heteros que não conseguem doar sangue pelo fato de terem vários parceiros no período de 12 meses, que é o que o Hemocentro pede como segurança.

Acho que já tá bom por hoje né??? Assim que eu me inspirar de novo eu volto a escrever :)


Ahhhh Parabéns ao Maurício Meirelles (@MauMeirelles) do CQC pelas reportagens :)


Reportagem CQC - 19/03/2012

5 comentários:

  1. Eu sempre penso muito nisso JOaninha... também nunca entendi!!!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente nos Hemocentros ainda existem muitos médicos com a visão antiga da doação de sangue, porém é preciso que saibamos nossos direitos também na hora de doar sangue, e porque não questioná-los???

    De poucos anos para cá isso vem mudando, porém em alguns lugares ainda falam de fato que por ser homossexual não pode doar sangue.

    Espero ter entendido errado o que o deputado Jean Wyllys falou e que isso tenha sido de fato o que foi passado para ele. Porque o que eu percebi na resposta dele é que ele sabia que não era por ser homossexual e sim por não ter parceiro fixo no período de 12 meses. Que fique claro isso.

    ResponderExcluir
  3. A pergunta que os médicos precisam fazer é: VOCÊ TEM PARCEIRO FIXO? HÁ QUANTO TEMPO?


    Isso sim é crucial para que você possa ou nao doar sangue.

    ResponderExcluir
  4. É verdade, o que é preciso é aproveitar o momento e rever o atendimento no HEMOPE, o filho de uma amiga minha reclama que em Recife não querem colocar ele na fila de TMO, e qd disse que iria procurar outro serviço, o médico disse que ele fosse. Isso não é resposta que se dê aum paciente deseperado, com medo de morrer. E o atendomento aqqui em Caruaru, que fecha ao meio dia, o medico sai p/ almoçar, se é a hr que as pessoas tem tempo. Dentre outras falhas que vc sabe melhor do que eu que trabalha na área. bjs

    ResponderExcluir
  5. esse jean não sabe de nada não passa de um aproveitador do cargo que tem alias foi eleito com menos de 2000 votos levado nas costa pelo bom chico alencar que merda que ele levou nas costas.

    ResponderExcluir